
Em um polemico livro publicado na Europa, relatam
algumas das investigações levadas ao chip Cell (PS3), que foram aplicadas também no Xenon (Xbox 360). Isto porque, segundo o que é relatado no livro, a Sony contatou a IBM em 2001 para a criação do chip Cell com um plano de lançamento inícial para 2005. Um ano mais tarde, em 2002, a Microsoft contatou a IBM para desenvolverem também o chip Xenon.
No entanto a Sony e a Toshiba, ambas dedicadas no desenvolvimento do Cell, assinaram um acordo com a IBM que lhes permitiam aceder a protótipos iniciais dos desenhos do Cell, assim como comprar componentes relacionados e até mesmo vender o Cell a outros clientes.
O livro conta também que partes essenciais do desenho do Cell foram empregues em outros chips antes da IBM terminar o desenvolvimento do processador e isso incluiu os utilizados no Xbox 360
Shippy e Phipps contam que como empregados da IBM viram-se forçados a esconder o seu trabalho no Xbox 360 aos engenheiros da Sony e Toshiba que estavam integrados em suas equipes para o desenvolvimento do Cell, enquanto que os chips de cada um dos consoles estavam a ser testados no mesmo edifício. Shippy conta que ajudou os engenheiros da Microsoft a criar o seu próprio chip com aquilo que aprendeu com o Cell.
0 comentários:
Postar um comentário